top of page

Teste de mecha: entenda a importância desse procedimento

Se você sempre frequenta salão de beleza ou gosta de mudar o visual, certamente já deve ter ouvido falar sobre o teste de mechas ou até mesmo realizado um, não é mesmo? Esse procedimento é de extrema importância para garantir a saúde dos seus cabelos durante qualquer processo químico.


Mesmo que pareça uma etapa sem importância, e muitas vezes não levada a sério, o teste de mecha é rápido, prático e pode salvar os seus cabelos de danos graves. Entenda melhor o motivo de não abrir mão dessa etapa. Boa leitura!

Por que o teste de mecha deve ser realizado?

Independentemente do método, as substâncias químicas agridem a estrutura original dos cabelos. Isso acontece porque os ativos presentes penetram nas camadas mais profundas da fibra capilar, retirando a água, vitaminas e proteínas essenciais dos fios, deixando-os fracos, quebradiços e ressecados.


O teste de mecha permite descobrir se o cabelo está preparado ou não para receber o procedimento químico, evitando que quebrem no caso de estarem danificados. Esses danos nem sempre são visíveis a olho nu, e somente com um teste é possível perceber as mudanças. Confira alguns benefícios desse teste:


  • Evita reações alérgicas: durante o teste é possível descobrir se você tem alguma sensibilidade aos componentes do produto, que podem se tornar uma reação alérgica;

  • Permite verificar se os fios aguentam a química: até mesmo cabelos acostumados com processos químicos podem não reagir bem ao passar do tempo com o produto, o que faz do teste de mecha um fator importante para verificar se os cabelos vão aguentar, evitando corte químico, por exemplo;

  • Ajuda no resultado da cor: durante o procedimento, é possível ter uma ideia do tempo necessário para chegar na cor desejada. Isso porque, fatores como alisamentos e colorações antigas podem causar alterações em relação ao período que o produto precisa para agir.

O que é um teste de mechas?

Muito famoso entre os cabeleireiros, o teste de mechas é um procedimento com o objetivo de avaliar se o cabelo tem força para aguentar substâncias químicas, ou seja, como ele vai reagir.


Contudo, o profissional consegue prever reações alérgicas ou efeitos da química, garantindo segurança durante todo o procedimento. Além disso, o teste de mecha ajuda no resultado das colorações de forma precisa, uma vez que possibilita ter uma ideia do tempo necessário para chegar no ponto exato, evitando erros.


Meu cabelo não passou no teste de mechas, e agora?

Se você realizou o teste de mechas e o cabelo ficou elástico, quebradiço ou apresentou queda, de forma alguma deve seguir com o procedimento químico.


É indicado conversar com o seu cabeleireiro de confiança a fim de entender o que seu cabelo precisa. Se os fios respondem de forma negativa, é sinal de que está faltando algum tratamento mais profundo, e, em alguns casos, um cronograma capilar pode ser a solução.


Na maioria dos casos é indicado tratamentos hidratantes para recuperar a umidade dos fios e os nutrientes perdidos. Há ainda quem opte pela cauterização capilar, uma forma de regenerar até os danos mais extremos, deixando os cabelos prontos para um novo teste.


Passo a passo para realizar o teste de mecha

Especialistas indicam que o teste de mecha seja realizado com no mínimo 5 dias antes do processo químico, tempo necessário para algumas lavagens e uma análise completa de como os fios vão reagir.


No caso de colorações, é fundamental a prova de toque para saber se a coloração provocará alguma irritação. Nesse caso, aplique a tinta em uma área pequena do antebraço ou atrás da orelha e observe por aproximadamente 45 minutos. Feito isso, é hora de começar o teste de mecha. Siga o passo a passo abaixo:


1- Separe uma mecha da parte de trás dos cabelos, de preferência para a região da nuca. Caso o cabelo apresente reação, o local ficará em uma região mais escondida;


2- Aplique o produto em todo o comprimento dos fios separados, mantendo pelo menos 1 cm de distância da raiz;


3- Espere o tempo de pausa que o fabricante do produto indica, verificando sempre a cada 5 minutos se o cabelo está passando por alterações. Se apresentar, suspenda o teste e limpe a área imediatamente;


4- Passado o tempo de pausa, lave a mecha e assim que estiver seco, faça uma avaliação das condições desse fio. Se a mecha quebrar ou estiver muito danificada, não siga com o processo. Por outro lado, se nada acontecer, é hora da mudança!


Pudemos entender que o teste de mecha é simples e faz toda diferença durante os procedimentos químicos. Vale ressaltar que, se você mantém uma frequência de tratamento no salão, não existe a necessidade de repetir o teste, afinal, seu cabelo já está sendo acompanhado por profissionais.


Agora que você entendeu a importância dessa avaliação, que tal agendar um horário e ter o cabelo dos seus sonhos? Clique aqui e escolha o salão mais próximo!

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
bottom of page